domingo, 20 de dezembro de 2015

VIII FEICIMAC INICIARÁ AMANHÃ

Cartaz VIII FEICIMAC 

A Feira Científica do Colégio MAC (FEICIMAC) teve início no ano de 2008 com intuito de divulgar os projetos de pesquisa dos alunos da instituição. 
Anualmente alunos e professores do Colégio desenvolviam projetos de pesquisa de diferentes áreas do conhecimento que culminaram com a exposição/divulgação dessa produção na Feira de Ciências que desde então ocorre nas dependências da instituição. O evento surgiu como uma necessidade de fazer ciência na escola e foi ganhando notoriedade durante os anos, e um número cada vez maior de projetos de pesquisa de alunos do MAC, passaram a ganhar reconhecimento nacional em Feiras Científicas e a FEICIMAC passou a ser reconhecida nacionalmente.
A VIII FEICIMAC reunirá trabalhos de pesquisa de escolas locais da zona urbana e rural que participam de projetos de divulgação científica junto ao colégio MAC. Será realizada parceria com a Secretaria Municipal de Educação. 
Na sua 8ª edição, a FEICIMAC estenderá os convites de participação a outras escolas da região ribeirinha que ainda não tiveram participação em feiras científicas nas suas escola em função de fatores como dificuldade de acesso pela longa distância em relação a zona urbana do município e principalmente dificuldade em elaborar projetos por falta de orientação científica e incentivo aos alunos. 
A FEICIMAC 2015, acontecerá nos dias 21, 22 e 23 de novembro, e tem como Tema: Ciência e Cidadania: “O Fazer Cientifico em Caminho de Canoa Pequena”. A palavra Igarapé-Miri, é de origem indígena e significa “Caminho de canoa pequena”.
A VIII FEICIMAC(Feira Cientifica do Colégio MAC), homenageará duas personalidades importantes na área da educação que muito nos orgulha pelas suas raízes ser do Caminho de Canoa Pequena (Igarapé-Miri). A homenagem se faz a estas pessoas pelo empenho, dedicação, superação, determinação e foco naquilo que realizam em suas vidas, servindo assim de exemplo para nossos alunos e toda comunidade igarapemiriense. Porque entendemos que é através da educação que podemos alçar voos mais altos e sermos pessoas reconhecidas na sociedade e em qualquer lugar que estejamos.
Estamos falando dos professores:

João Cláudio Brandemberg Quaresma 


Professor associado I da Faculdade de Matemática (ICEN/UFPA), mestre em Matemática (UFPA) e doutor em Educação Matemática (UFRN). Trabalha com pesquisa sobre o uso da componente Histórica no ensino aprendizagem de Matemática. Autor dos livros: “Métodos históricos para resolução algébrica de equações” – SBHMat, 2009, “Uma Análise histórico-epistemológica do conceito de Grupo” – Editora Livraria da Física, 2010, “Uma Abordagem Histórica da Resolução da Equação do 4º grau” – EPAEM – SBEM, 2011, “Euler, Professor” – EPAEM – SBEM, 2013 e “Das Quadraturas Gregas as Somas de Riemann-Darboux” – EPAEM – SBEM, 2015. Desde 2005 é membro da Sociedade Brasileira de História da Matemática – SBHMat. Atualmente, é o coordenador local do PAPMEM – IMPA – UFPA; e professor Orientador nos cursos de Mestrado e Doutorado acadêmico do PPGECM – IEMCI – UFPA e Mestrado Profissional – PROFMAT – ICEN – UFPA.

Fabrício da Silva Lobato


Professor licenciado em Matemática pela UEPA, é pessoa de referência no ensino da Matemática no Estado do Pará, o qual já recebeu diversas homenagens pelo seu trabalho. Atualmente aos 24 anos é Ganhador de vários prêmios tanto na educação como no cientifico, em especial o Muiraquitã que é o Oscar da Amazônia onde foi premiado como personalidade masculina na área de educação em Matemática no Estado do Pará e Amapá.
Hoje se dedica ao mestrado, colaborador do INEP é professor em várias instituições renomadas de Belém, professor de lógica e Matemática pelo projeto de extensão da UFPA e proprietário de cursos específicos de matemática.

A presença dessas duas figuras ilustres de destaque em nosso Evento reforça a ideia de envolvermos alunos e educadores em um projeto de Feira Científica que aperfeiçoa o processo de aprendizagem e da investigação científica realizado em nossa escola.
Estes sim precisam ser homenageados pela busca do conhecimento e pela capacidade de incentivar e mobilizar os outros a irem em busca da realização de sonhos, e da mesma forma promovem, com seus exemplos, uma mudança qualitativa nas estruturas sociais e educacionais onde quer que passam com suas experiências.

Programação VIII FEICIMAC:

 
VIII FEICIMAC:

Realização: Colégio MAC e Secretaria de Estado de Educação.

Apoio: Grupo Lider e Prefeitura Municipal de Igarapé-Miri.

Parceiros: IFPA(Campus Abatetuba), SECTET, UFPA, Polo Universitário de Igarapé-Miri, UFPA, Movici Jovem(Movimento de Incentivo à Ciência em Igarapé-Miri), Welcome(curso de idioma), NECAPS UEPA, Secretaria de Educação de Igarapé-Miri, MCTEA(Mostra de Ciência e Tecnologia da Escola Açaí, Centro Educacional Dinâmico e Secretaria de Saúde de Igarapé-Miri.

Parabéns Colégio MAC por não deixar a FEICIMAC se acabar.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

CONHEÇA OS NOVOS MEMBROS DO MOVIMENTO DE INCENTIVO A INICIAÇÃO CIENTIFICA EM IGARAPÉ-MIRI/PA

Em junho de 2015 éramos apenas 05 jovens pesquisadores que visitavam um Congresso Científico de grande magnitude em Fortaleza - CE. Jovens que desejavam que a sua comunidade escolar se desenvolvesse a partir do conhecimento e da educação. Neste momento uma atitude foi tomada pelo jovem cientista Lucas Costas, estudante do ensino médio que desde o ensino fundamental já interessava-se pela temática científica, neste viés surgiu então o convite para formar um grupo, uma equipe que não medisse esforços para a disseminação do saber nas comunidades mais afastadas. Desta ideia, foram se juntando mais jovens com os mesmo objetivos e o mesmo propósito. Alcançamos a marca de 12 (doze) estudantes de ensino básico e superior compondo o Movimento. Realizamos juntos inúmeros eventos e ações para a divulgação do conhecimento artístico-cultural, científico e filosófico nas suas palestras. 

E hoje? Hoje, encerramos o ano de 2015 com um aumento estrondoso em relação a nosso ponto inicial de formação. Compõem o Movimento de Incentivo a Iniciação Científica em Igarapé-Miri, atualmente, 28 jovens cientistas e pesquisadores nas mais diversas áreas do conhecimento, a exemplo da Filosofia, das Ciências Humanas, das Tecnologias, das Ciências da Saúde, do fazer antropológico e muito mais!

CONHEÇA AGORA OS NOVOS MEMBROS DO MOVICI JOVEM:


Novos Membros do Nível Médio

Antônio Sérgio
EEEFM Ana Dalila Afonso

Luciano Peres
EEEFM Enedina Sampaio Melo

Paula Emannuelly
EEEM Manoel Antônio de Castro

Jackeline Santos
EEEFM Enedina Sampaio Melo

Evellyn Pantoja
EEEM Manoel Antônio de Castro

Francisca Sacramento
EEEFM Enedina Sampaio Melo

Débora Santos
EEEM Manoel Antônio de Castro

Sarah Coelho
EEEM Manoel Antônio de Castro


Membros Novos Nível Superior

Andreza Pantoja
Biologia pela Universidade do Estado do Pará - UEPA

Ariennilce Sacramento
Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Pará - UFPA

Bruno Silva
Geografia pela Universidade Federal do Pará - UFPA

Cláudia Melo
Psicologia pela Universidade Federa do Pará - UFPA

Danrley Ferreira
Educação do Campo pela Universidade Federal do Pará - UFPA

Isabela Cruz
Terapia Ocupacional pela Universidade da Amazônia - UNAMA

Raianna Cabral
Física pela Universidade Federal do Pará - UFPA

Raianny Cabral
Geografia pela Universidade Federal do Pará - UFPA

Rafael Aires
Música pela Universidade Federal do Pará - UFPA

Maycon Leal
Matemática pela Universidade Federal do Pará - UFPA

NOVOS MEMBROS INGRESSAM AO MOVIMENTO DE INCENTIVO A INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM IGARAPÉ-MIRI/PA

No dia 29 de novembro de 2015, o Movimento de Incentivo a Iniciação Científica em Igarapé-Miri/PA - MOVICI JOVEM lançou chamada para o preenchimento de 04 (quatro) vagas no grupo. Visto que, a procura surpreendeu no número de inscritos,  mesmo abriu 15 (quinze) novas vagas correspondente a 95% do limite estabelecido e respeitado pelo movimento enquanto comissão organizadora.

No dia 30 de novembro de 2015, às 23:59h. encerraram-se as inscrições para preenchimento destas 04 (quatro) vagas no Movimento de Incentivo a Iniciação Científica em Igarapé-Miri/PA - MOVICI JOVEM. Atualmente o MOVICI JOVEM responde com 28 (vinte e oito) membros efetivos entre estudantes do ensino básico e superior.

Isto revela o quanto o trabalho tem sido bem desenvolvido e quão bons estão sendo os frutos gerados. Junte-se conosco pela iniciação científica no município de Igarapé-Miri/PA.

Nesta mesma data, foram determinados os novos cargos e novos diretores do Movimento:
Confira como estabeleceu-se o MOVICI JOVEM após sua Assembleia Geral:

Presidente da Assembleia Geral: Naylana Machado (Nível Médio)
Vice-Presidente da Assembleia Geral: Rafael Aires (Música/UFPA)

Presidente do Conselho de Administração: Lucas Costa (Nível Médio)
Vice-Presidente do Conselho de Administração: Railson Wallace (Nível Médio)

Presidente do Conselho Fiscal: Rodrigo Albuquerque (Biologia/UFPA)
Vice-Presidente do Conselho Fiscal: Ariennilce Sacramento (Eng. de Produção/UFPA)

Presidente Executivo do Movimento: Robson Farias Gomes (Filosofia/UFPA)
Vice-Presidente Executivo do Movimento: Cleiane de Moraes (Farmacia/UFPA)

De 12 (doze) movicianos, hoje atuamos com 28 alunos/pesquisadores:

Reunião Geral com os novos membros do Movimento de Incentivo a Iniciação Científica em Igarapé-Miri/PA e apresentação do mesmo pelo Presidente Robson Frias Gomes.
Foto: Movimento de Incentivo a Iniciação Científica em Igarapé-Miri/PA.

MOVICI JOVEM SELA PARCERIA COM A EMEF RAIMUNDO EMILIANO PANTOJA E SUA FEIRA CIENTÍFICO-CULTURAL

No dia 28 de outubro de 2015 integrantes do MOVICI JOVEM reuniram-se com representantes da EMEF Raimundo Emiliano Pantoja, a saber, seus diretores, Clede Nonato e Jonoelson Pantoja, respectivamente diretora e vice-diretor da instituição para fecharem parceria com a instituição constituindo a comissão organizadora do evento que foi realizado no dia 04 de novembro nas dependências da escola. A seguir, confira os projetos premiados pelo Movimento de Incentivo a Iniciação Científica em Igarapé-Miri/PA:

 Foto: Movimento e Incentivo a Iniciação Cientifica em Igarapé-Miri/PA.

  Foto: Movimento e Incentivo a Iniciação Cientifica em Igarapé-Miri/PA.

 Foto: Movimento e Incentivo a Iniciação Cientifica em Igarapé-Miri/PA.

MOVICI JOVEM PREMIA NA FEIRA DE INOVAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA ESCOLA GINASIO - FEICIAG

O MOVICI JOVEM selou parceira e participou da organização da I FEICIAG, realizada no município de Igarapé-Miri/PA, a saber, na EMEF Aristóteles Emiliano de Castro, Ginásio. Dentro da programação do evento correram apresentações de trabalhos em posters em 04 (quatro) categorias, minicursos, palestras e oficinas. No segundo dia ocorreu a Cerimônia de Premiação, onde o MOVICI JOVEM premiou em todas as categorias dispostas no evento, destacando trabalhos de suma importância para o desenvolvimento cientifico e social do município. A seguir, os registros:

 Foto: Movimento de Incentivo a Iniciação Científica em Igarapé-Miri/PA.

Cartaz de Divulgação do Evento


Confira a premiação ocorrida no segundo dia do evento e quais trabalhos receberam os primeiros lugares pela Movimento de Incentivo a Iniciação Científica em Igarapé-Miri/PA:

 Foto: Movimento de Incentivo a Iniciação Científica em Igarapé-Miri/PA.

  Foto: Movimento de Incentivo a Iniciação Científica em Igarapé-Miri/PA.

  Foto: Movimento de Incentivo a Iniciação Científica em Igarapé-Miri/PA.

 Foto: Movimento de Incentivo a Iniciação Científica em Igarapé-Miri/PA.

MOVICI JOVEM E ESCOLA ENEDINA SAMPAIO MELO TORNAM-SE PARCEIROS EM 2015

O MOVICI JOVEM selou parceria com uma das maiores escolas do município de Igarapé-Miri/PA, a EEEFM Enedina Sampaio Melo, uma das mais antigas instituições de ensino do supracitado município. O evento aconteceu nos dias 05 e 06 de novembro nas dependências da escola. Além de projetos científicos, em todas as áreas do conhecimento, da escola, outros trabalhos foram convidados de outras instituições para participarem do evento. Resultado: Sucesso absoluto do evento.
O MOVICI JOVEM premiou em todas as áreas do conhecimento e em 04 (quatro) categorias no evento. Parabenizamos a todos os jovens cientistas desta escola.

Descrição: Parceria com a direção da EEEFM Enedina Sampaio Melo, com 04 (quatro) discentes movicianos, a saber, Lucas Costas (Nível Médio), Railson Wallace (Nivel Médio), Cleiane Pinheiro (Nivel Superior) e Naylana Nascimento (Nivel Médio)
Foto: Movimento de Incentivo a Iniciação Científica em Igarapé-Miri/PA.

Cartaz de divulgação do evento em que o MOVICI JOVEM teve parceria e premiou em todas as categorias científicas do mesmo.

MOVICI JOVEM E MCTEA PARCEIRA PARA A VI MOSTRA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA ESCOLA AÇAÍ, EM ABAETETUBA-PA

MOVICI JOVEM une forças como constituinte da Comissão Organizadora da VI Mostra de Ciência e Tecnologia Escola Açaí - MCTEA, realizada no município de Abaetetuba, estado do Pará. Em reunião realizada no dia 30 de setembro de 2015, integrantes do MOVICI JOVEM confirmaram parceria entre o Movimento e a Feira Cientifica.

Descriçao: Parceria entre MOVICI JOVEM e MCTEA, setembro de 2015.
Foto: Movimento de Incentivo a Iniciação Científica em Igarapé-Miri/PA

MOVICI JOVEM PRESENTE NA I CARAVANA DA CIENCIA, NA VILA SANTA MARIA DO ICATU

MOVICI JOVEM marcando presença na Primeira Caravana da Ciência, realizada na Vila Santa Maria do ICATU. A palestra motivacional realizada pelos alunos pesquisadores movicianos, busca incentivar crianças, adolescentes e jovens a adentrarem ao magnífico mundo da ciência.

 Foto: Movimento de Incentivo a Iniciação Científica em Igarapé-Miri/PA

 Foto: Movimento de Incentivo a Iniciação Científica em Igarapé-Miri/PA.

Foto: Movimento de Incentivo a Iniciação Científica em Igarapé-Miri/PA.

 Descrição: Graduando em Filosofia pela UFPA, Robson Farias Gomes e Graduanda em Tecnologia de Alimentos pela UEPA palestrando sobre Iniciação científica na Vila Santa Maria do Icatu.
Foto: Movimento de Incentivo a Iniciação Científica em Igarapé-Miri/PA.

 Foto: Movimento de Incentivo a Iniciação Científica em Igarapé-Miri/PA.

Descrição: Discente Ivane Pinheiro premiada em inúmeros eventos científicos palestrando sobre Elaboração de Projetos Científicos na Vila Santa Maria do Icatu.

MOVICI JOVEM PARTICIPA DO EVENTO CARAVANA DA CIÊNCIA IN "CIENCIA VAI A PRAÇA"

MOVICI JOVEM nos últimos preparativos para o "Ciência vai a Praça", evento realizado pela Coordenação de Apoio e Incentivo a Iniciação Científica - CAIIC, departamento da Secretaria Municipal de Educação do Município de Igarapé-Miri/PA, realizado na Praça Cônego Sarges Barros. Foi um sucesso!

Foto: Movimento de Incentivo a Iniciação Científica em Igarapé-Miri/PA.

 Foto: Movimento de Incentivo a Iniciação Científica em Igarapé-Miri/PA.

Foto: Movimento de Incentivo a Iniciação Científica em Igarapé-Miri/PA.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

FUNDAÇÃO DO MOVIMENTO DE INCENTIVO A INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM IGARAPÉ-MIRI/PA E PARCERIA COM A CAIIC/SEMED IGARAPÉ-MIRI

O MOVICI JOVEM é um coletivo constituído inicialmente por 12 (doze) membros pesquisadores que possuem pesquisas que obtiveram destaques em eventos locais, regionais e internacionais visando incentivar novas produções e execuções no âmbito da pesquisa científico-artístico-cultural. Fundado no dia 02 de junho de 2015 por jovens com pensamentos diferenciados em relação a sua comunidade. Atualmente o MOVICI JOVEM conta com 28 membros, dentre estudantes do Ensino Básico e Ensino Superior nas esferas público-privadas.

A seguir, registro da reunião de Fundação do Movimento de Incentivo a Iniciação Científica em Igarapé-Miri/PA:


Foto: Movimento de Incentivo a Iniciação Científica em Igarapé-Miri, 2015. 
Descrição da esquerda para a direita: Janaína Pompeu (Tecnologia de Alimentos - UEPA), Robson Gomes (Filosofia - UFPA), Lucas Costa (Médio), Railson Wallace (Médio), Ivanda Costa (Médio), Evangelina Nascimento (Direito - UNAMA) e Naylana Nascimento (Médio).


REUNIÃO COM A COORDENAÇÃO DE APOIO E INCENTIVO A INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE IGARAPÉ-MIRI/PA.

No dia 08 de julho de 2015 representantes do MOVICI JOVEM reuniram com os professores Hélio Júnior, Adriane Gonçalves e Eduardo Brandão, coordenadores da CAIIC (Coordenaçao de Apoio e Incentivo a Iniciação Científica) que é um departamento integrante da Secretaria Municipal de Educação de Igarapé-Miri/PA.
Na reunião o MOVICI JOVEM explanou suas ideias e ganhou orientações para fortalecer o movimento, bem como propôs ações para a disseminação do fazer científico na educação básica miriense.

Foto:Movimento de Incentivo a Iniciação Científica em Igarapé-Miri/PA.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

ESCOLA DALILA AFONSO CUNHA REALIZARÁ II FAZER ACONTECER

Cartaz da II edição do Fazer Acontecer
Ilustração: Jotha Koelho

      A Escola Estadual Professora Dalila Afonso Cunha (Vila Maiauatá) realizará nos dias 03 e 04 de dezembro a II edição do evento denominado FAZER ACONTECER. 
       A primeira edição foi realizada no ano de 2014, apresentando grande sucesso e aceitabilidade, onde ficou evidente o interesse dos alunos, que envolveram-se ao máximo nas atividades. Diante dessa constatação a Escola incluiu em seu calendário anual a realização deste evento. 
      Para o ano de 2015, o evento terá como tema tema "Ciência, Direitos e Diversidade" e contará com atividades diversos momentos como mesas de debates, seminários, exposições e apresentações culturais. Entre os trabalhos apresentados destacam-se as discussões voltadas para os Direitos Humanos, Lei Maria da Penha, Trabalho Infantil, Exploração Sexual de Crianças e adolescente entre outros. 
     Como o próprio nome já diz, o evento busca trazer para o centro das atenções o aluno como produtor de conhecimento,ou seja, os discentes, sob a orientação docente, apresentar a Comunidade em geral, os saberes que estão sendo adquiridos, pesquisado e aprimorados no cotidiano escolar, sempre deixando um legado técnico e científico de conhecimento para a Comunidade local.

MOVICI JOVEM PARTICIPARÁ DO II FAZER ACONTECER

Representantes do Movici Jovem e a Professora Gracilene Ferreira

Representantes do Movici Jovem e o Professor Domingos Nonato

     Hoje a tarde, representantes(Railson Wallace, Lucas Costa, Adriano Oliveira e Naylana Nascimento) do Movimento de Incentivo à Ciência em Igarapé-Miri(Movici Jovem), visitaram a Escola Dalila Afonso Cunha em Vila Maiauatá.
      Em reunião com os Professores Domingos Nonato e Gracilene Ferreira, ficou definida a parceria Movici/Dalila. O Movici Jovem realizará uma espécie de bate papo com alunos do ensino médio para explanar os benefícios de desenvolver projetos científicos.
        A jovem moviciana Evangelina Nascimento também realizará uma palestra sobre a Lei Maria da Penha.